O Independent Spirit Awards, considerado o Oscar do cinema independente, consagrou “12 Anos de Escravidão” em sua cerimônia de premiação, realizada na tarde de sábado (1/3) em Santa Mônica, na Califórnia.
O melodrama de escravidão dirigido pelo cineasta inglês Steve McQueen levou cinco troféus, incluindo Melhor Filme, Diretor e Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong’o). A vitória foi facilitada pela ausência de seus principais concorrentes da temporada, como “Gravidade”, “Ela” e “Trapaça”, que não foram consideradas elegíveis (isto é, independentes) pelas regras da premiação.
Lupita Nyong’o
A ironia é que “12 Anos de Escravidão” tem distribuição da 20th Century Fox e vários outros premiados no evento são representados pela Sony Pictures.
Além de Steve McQueen e da aniversariante do dia, Lupita Nyong’o, outros grandes favoritos ao Oscar começaram a ensaiar seus agradecimentos na festa indie, como o Melhor Ator Matthew McConaughey e seu Coadjuvante Jared Leto, ambos por “Clube de Compras Dallas” (que é de fato indie), além de Cate Blanchett, Melhor Atriz por “Blue Jasmine” (da Sony). Há, inclusive, quem aposte que esta prévia, especialmente nas categorias de atuação, seja confirmada no Oscar, marcando um recorde de “coincidência” entre os dois prêmios.
McConaughey ainda levou um segundo troféu por sua participação em “Amor Bandido”, vencedor do prêmio Robert Altman para melhor combinação de elenco e diretor. Outros prêmios ainda foram dados ao roteiro de “Nebraska” (também da Sony) e até para o documentário mais popular do ano, “A um Passo do Estrelato”, sucesso de bilheterias da Weinsten Company.
Enquanto isso, os longas que representam aquele cinema que antigamente era chamado de independente, sem grandes astros, campanha publicitária chamativa ou distribuição em mais de 1 mil cinemas, contentaram-se com prêmios de nicho e em fazer figuração na festa.
Jared Leto
O excelente “Fruitvale Station”, de Ryan Coogler, mais relevante sobre a questão racial que o melodrama da Fox, venceu como Melhor Primeiro Filme. O surpreendente “Short Term 12″, de Destin Cretton, ficou com um prêmio de Edição. E “This Is Martin Bonner”, de Chad Hartigan, conquistou o troféu John Cassavetes, para produções filmadas com menos de US$ 500 mil.
Ao menos, estes três não figuraram como “Frances Ha”, “The Spectacular Now”, “All Is Lost”, “Crystal Fairy”, “Upstream Color”, “Go For Sisters”, “Computer Chess”, “Blue Caprice”, “À Procura do Amor”, “A Voz de uma Geração”, “Inside Llewyn Davis” e “Depois da Meia-Noite”, que saíram sem nada.
Cate Blanchett
De fato, uma rápida olhada nos filmes vencedores sugere falsamente que apenas indicados ao Oscar (indies de butique) podiam receber votos. Consequência da vantagem descabida – para um evento indie – do poder econômico das multinacionais, que investem em campanhas e enviam DVDs para os votantes “lembrarem” de seus candidatos.
Cadê o espírito do cinema independente americano? Em algum lugar longe da praia de Santa Mônica, nos festivais de Sundance, SXSW e Tribeca.
Ryan Coogler à frente do elenco de Fruitvale Station
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Melhor Filme
“12 Anos de Escravidão”
“12 Anos de Escravidão”
Melhor Direção
Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”)
Steve McQueen (“12 Anos de Escravidão”)
Melhor Ator
Matthew McConaughey (“Clube de Compras Dallas”)
Matthew McConaughey (“Clube de Compras Dallas”)
Melhor Atriz
Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)
Cate Blanchett (“Blue Jasmine”)
Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto (“Clube de Compras Dallas”)
Jared Leto (“Clube de Compras Dallas”)
Melhor Atriz Coadjuvante
Lupita Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”)
Lupita Nyong’o (“12 Anos de Escravidão”)
Melhor Roteiro
John Ridley (“12 Anos de Escravidão”)
John Ridley (“12 Anos de Escravidão”)
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Melhor Primeiro Filme
“Fruitvale Station – A Última Parada”
“Fruitvale Station – A Última Parada”
Melhor Primeiro Roteiro
Bob Nelson (“Nebraska”)
Bob Nelson (“Nebraska”)
Melhor Fotografia
Sean Bobbitt (“12 Anos de Escravidão”)
Sean Bobbitt (“12 Anos de Escravidão”)
Melhor Edição
Nat Sanders (“Short Term 12″)
Nat Sanders (“Short Term 12″)
Melhor Filme Estrangeiro
“Azul É a Cor Mais Quente”
“Azul É a Cor Mais Quente”
Melhor Documentário
“A Um Passo do Estrelato”
“A Um Passo do Estrelato”
Prêmio John Cassavetes
“This Is Martin Bonner”
“This Is Martin Bonner”
Prêmio Robert Altman
“Amor Bandido”
“Amor Bandido”
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