Você que
gosta de cinema , mas ainda é um pouco jovem e não teve o prazer e o privilegio
de ver os filmes de Hitchcock , então deve se perguntar '' porque Alfred
Hitchcock é considerado o mestre do suspense?
Bem, além de saber manipular bem os elementos de
um filme (roteiro, elenco, jogo de câmera, edição...), Alfred Hitchcock (1889 -
1980) era um gênio do marketing. Foi um dos primeiros diretores a explorar a
própria imagem, transformando-se em um personagem público.
Criou o hábito de fazer "pontas"em seus próprios
filmes - e o público passou a aguardar esses "easter eggs"com tanta
ansiedade que, no fim da carreira, o cineasta inglês decidiu aparecer sempre no
começo da história para liberar a atenção da plateia. Especula-se até mesmo que
ele é quem criou o termo "mestre do suspense".
Sua "fase inglesa" vai até 1939,
quando David Selznick o leva para os Estados Unidos. Em Hollywood, a
personalidade reservada de Hitch, pouco afeita a festas e badalações,
contribuiu para criar a sua aura de "senhor do suspense e do
mistério".
Na verdade, o que ele queria era filmar. E
filmava como ninguém. Já começou ganhando um Oscar com "Rebecca", e
foi afirmando-se como um cineasta capaz de extrair bons filmes até de
argumentos fracos.
Como sua produção era muito extensa, e sempre
no ritmo ditado pelos estúdio, teve momentos de maior ou menor qualidade.
Mas quem vai negar os acertos de
"Psicose", "Vertigo", "Disque M para matar",
"Os pássaros", "Intriga internacional" e "O homem que
sabia demais"? O estilo de Hitchcock, que combina realismo na ação, uma
certo maneirismo na construção dos personagens e extrema inventividade na
narrativa visual (resultante, antes de tudo, de uma decupagem brilhante e
sofisticada), já foi muito copiado, mas, como acontece com obras e autores de
exceção, não pode servir de paradigma para ninguém. Hitchcock foi um dos
grandes. E ponto final.
Premiações
Ganhou o Irving G. Thalberg Memorial Award em
1968.
Recebeu cinco indicações ao Oscar de Melhor
Diretor por Rebecca, A Mulher Inesquecível, Um Barco e Nove Destinos, Quando
Fala O Coração, Janela Indiscreta e Psicose.
- Nunca ganhou um prêmio por melhor direção no Oscar, apesar de ter sido indicado 5 vezes;
Curiosidades sobre Hitchcock
1. Sem medo de inovar
Se o filme
é protagonizado por um ator famoso, o público presume que o personagem não
morrerá (pelo menos não até o fim da história). O cineasta foi contra esse
clichê e acabou criando uma das cenas mais surpreendentes do cinema: o
assassinato no chuveiro da personagem interpretada por Janet Leigh, que ocorre
aos 46 minutos de Psicose (1960).
2. Um segredo entre nós
A plateia
era feita de cúmplice. Ele revelava a ela uma informação preciosa que o
personagem desconhecia (e corria risco de vida se não descobrisse a tempo).
Em O Marido Era o
Culpado (1936), um garotinho carrega, sem saber, um pacote com uma
bomba-relógio. Atrasa-se várias vezes para entregá-lo, deixando o público
roendo as unhas de ansiedade.
3. Trauma de infância
No
livro Hitchcok/Truffaut, o
diretor revela que, quando tinha 5 anos, seu pai o enviou à delegacia com um
bilhete que pedia ao delegado que o trancasse em uma cela e lhe dissesse:
"Isso é que acontece com meninos desobedientes". Não por acaso,
pessoas acusadas injustamente por um crime são um tema recorrente em sua obra,
como no filme O
Homem Errado (1956).
4. Inspirado pelo silêncio
Ele
começou no cinema como criador das legendas que simulavam diálogos em filmes
mudos. Foi assim que aprendeu como causar emoções no público mesmo sem diálogo
- só com enquadramentos e cortes precisos. Um exemplo? Festim Diabólico (1948),
sobre dois amigos que matam um colega pouco antes de uma festa, é cheio de
cenas contínuas e cortes disfarçados.
5. De corpo e alma
Em um
discurso de agredecimento, o diretor disse que devia seu sucesso a quatro
pessoas: "Uma é roteirista, outra é editora, outra é mãe da minha filha e
a última é a melhor cozinheira que já existiu". E o nome de todas elas é
Alma Reville. Sua amada esposa consertava erros de edição e continuidade e foi
até roteirista, em filmes como Sombra
de uma Dúvida (1943).
6. O importante objeto insignificante
Ele bolou
um recurso até hoje usado por roteiristas: o "MacGuffin". Assim ele
chamava qualquer objeto comum, que só servia para dar um objetivo ao
protagonista e gerar suspense, como o microfone secreto que causa a perseguição
ao herói de Intriga
Internacional (1959). Mas é irrelevante: quando a trama avança, pode até
ser deixado de lado.
7. Mania de assistir
Hitchcock
se aproveitava bastante da ideia do voyeurismo: o prazer de observar os outros
em situações íntimas ou de sofrimento. É um elemento central em Janela Indiscreta (1954),
em que o protagonista bisbilhota a vida de seus vizinhos e acaba descobrindo um
assassinato. Em outros filmes, fazia o público assistir a uma cena pelo ponto
de vista do vilão.
8. Menina dos olhos
Um Corpo Que Cai (1958),
sobre um detetive que fica obcecado pela loira que investiga, foi um de seus
filmes que abordam a fixação com mulheres. O tema pode ser outro reflexo da
vida pessoal do cineasta: ele adorava atrizes loiras. Tippi Hedren,
protagonista de Os
Pássaros (1963), chegou a acusá-lo de assédio sexual. Mas esse lado
"dark" do diretor jamais foi comprovado.
9 Na Lista Britânica de Honra do Ano Novo de 1980 foi nomeado Cavaleiro Comendador do Império Britânico.
10- Seu senso de humor -Humor sempre foi algo importante para Hitchcock, e que ele não só inseria em seus filmes, mas que também fazia parte de sua natureza pessoal. Ele vira e mexe contava piadas, ou “pregava peça” em amigos. Ele comentou que certa vez deu um jantar a amigos (ele costumava dar jantares em sua casa), e toda a comida era azul: frango azul, arroz azul, peixe azul, e drinks azuis. Obviamente que ele usou algum tipo de corante, mas o mais bacana é que em nenhum momento ele explicou ou comentou qualquer coisa, e todos os convidados, com medo de perguntar, ficaram em silêncio durante todo o jantar.
Em outra ocasião, Peter Bogdonavich diz que se encontrou com Hitchcock num hotel aonde o diretor inglês se hospedava. Após a conversa, eles desceram até o lobby pelo elevador. O elevador estava vazio mas no caminho, três pessoas, bem vestidas, entraram. Obviamente que todos conheciam Hitchcock, já que ele já era famoso naquela época. Assim que elas entraram, Hitchcock começou a contar a Bogdonavich:
“Havia bastante sangue descendo pelos suas orelhas, e boca …”
O elevador parou em outro andar, e mais gente entrou. Ele continuou sua história:
“E havia uma poça de sangue no chão … dai eu olhei para ele e perguntei: o que aconteceu ? ”
Bogdonavich diz que nesse momento, todos no elevador estava quietos, e com um olhar assustado. Nesse momento o elevador chegou no lobby, e Hitchcock olhou para Bogdonovich e disse:
“Sabe o que ele me disse ?”
Neste momento, o pessoal hesitou por alguns segundos antes de sair do elevador, na expectativa de ouvir a resposta. Os dois finalmente sairam do elevador, e Bogdonavich, ansioso perguntou:
“O que ele disse ???”
E Hitchcock soltou um sorriso e respondeu:
“Ah, nada. Eu apenas inventei essa história para assustar o pessoal do elevador.”
11- Nos set de filmagem - Hitchcock não gostava muito de trabalhar em sets (e ele trabalhava rigorosamente das 9 as 5 da tarde). Na verdade, ele não gostava muito de dirigir filmes. Seu prazer vinha mais da criação (ou design, como ele costumava dizer) do filme, durante a produção do roteiro, e desenvolvimento das cenas, que ele sempre fazia antes de iniciar as filmagens (Coen Brothers também são assim). Quando ele chegava no set, ele já tinha todos os planos concebidos. Ele era bastante preciso nesse sentido. Ele também não filmava muitos “takes”. Eram geralmente dois ou três no máximo.
12- A treta com Paul Newman - Hitchcok não gostava de atores adeptos ao “method acting“, que era uma espécia de conjunto de técnicas aonde atores incorporam pensamentos e sentimentos dos personagens, de forma a produzir uma performance mais realista. Marlon Brandon foi um dos primeiros “method actors“.
Paul Newman era um “method actor“, e Hitchcock não gostava muito desse estilo. E para o filme “Cortina Rasgada” (1966), sua primeira escolha para o papel principal era Cary Grant. Mas a Universal Pictures não o queria, e forçou a escolha de Paul Newman, que era o galã do momento, e que, para o estúdio, poderia ajudar na bilheteria.
O problema começou ai. Posteriormente, um pouco antes deles iniciarem as filmagens, Paul Newman escreveu um memorando sugerindo mudanças em várias cenas do filme, o que irritou Hitchcock profundamente. Uma das sugestões envolvia uma mudança no nome do filme, que segundo Newman, não era adequado. Eu particularmente discordo, eu gosto bastante do nome “Cortina Rasgada”. Tem duplo sentido.
Mas enfim, Hitchcock não gostou da atitude de Newman, e contou ao seu amigo Otto Preminger o fato. Otto disse que também havia recebido um desses memorandos por “Exodus”. Hitchcock, por fim rejeitou as mudanças, o que irritou Newman. A partir daí, a produção seguiu com Hitchcock, quase abandonando o filme, e Paul Newman “sabotando” sua própria performance.
O cineasta tem 67 créditos como diretor, confira a lista completa!
1976 Trama Macabra
1972 Frenesi
1969 Topázio
1966 Cortina Rasgada
1964 Marnie, Confissões de uma Ladra
1963 Os Pássaros
1962 The Alfred Hitchcock Hour (TV Series) (1 episode)
- I Saw the Whole Thing (1962)
1976 Trama Macabra
1972 Frenesi
1969 Topázio
1966 Cortina Rasgada
1964 Marnie, Confissões de uma Ladra
1963 Os Pássaros
1962 The Alfred Hitchcock Hour (TV Series) (1 episode)
- I Saw the Whole Thing (1962)
1955-1961 Alfred Hitchcock Presents (TV Series) (17 episodes)
- Bang! You're Dead (1961)
- The Horse Player (1961)
- Mrs. Bixby and the Colonel's Coat (1960)
- The Crystal Trench (1959)
- Arthur (1959)
1960 Psicose
1960 Startime (TV Series) (1 episode)
- Incident at a Corner (1960)
1959 Intriga Internacional
1958 Um Corpo Que Cai
1957 Suspicion (TV Series) (1 episode)
- Four O'Clock (1957)
1956 O Homem Errado
1956 O Homem Que Sabia Demais
1955 O Terceiro Tiro
1955 Ladrão de Casaca
1954 Janela Indiscreta
1954 Disque M para Matar
1953 A Tortura do Silêncio
1951 Pacto Sinistro
1950 Pavor nos Bastidores
1949 Sob o Signo de Capricórnio
1948 Festim Diabólico
1947 Agonia de Amor
1946 Interlúdio
1945 Quando Fala o Coração
1945 Watchtower Over Tomorrow (Short) (uncredited)
1944 Aventure malgache (Short)
1944 Bon Voyage (Short)
1944 The Fighting Generation (Short) (uncredited)
1944 Um Barco e Nove Destinos
1943 Sombra de uma Dúvida
1942 Sabotador
1941 Suspeita
1941 Casal do Barulho
1940 Correspondente Estrangeiro
1940 Rebecca, A Mulher Inesquecível
1939 A Estalagem Maldita
1938 A Dama Oculta
1937 Jovem e Inocente
1936 O Marido Era o Culpado
1936 Agente Secreto
1935 Os 39 Degraus
1934 O Homem Que Sabia Demais
1934 Waltzes from Vienna
1932 Number Seventeen
1931 Rich and Strange
1931 Mary
1931 The Skin Game
1930 Assassinato
1930 An Elastic Affair (Short)
1930 Elstree Calling (some sketches)
1929 Sound Test for Blackmail (Short documentary)
1929 Juno and the Paycock
1929 Chantagem e Confissão
1929 O Ilhéu
1928 Champagne
1928 Mulher Pública
1928 The Farmer's Wife
1927 Downhill
1927/I O Ring
1927 The Lodger: A Story of the London Fog
1926 The Mountain Eagle
1925 The Pleasure Garden
1923 Always Tell Your Wife (Short) (uncredited)
1922 Number 13 (unfinished
- Bang! You're Dead (1961)
- The Horse Player (1961)
- Mrs. Bixby and the Colonel's Coat (1960)
- The Crystal Trench (1959)
- Arthur (1959)
1960 Psicose
1960 Startime (TV Series) (1 episode)
- Incident at a Corner (1960)
1959 Intriga Internacional
1958 Um Corpo Que Cai
1957 Suspicion (TV Series) (1 episode)
- Four O'Clock (1957)
1956 O Homem Errado
1956 O Homem Que Sabia Demais
1955 O Terceiro Tiro
1955 Ladrão de Casaca
1954 Janela Indiscreta
1954 Disque M para Matar
1953 A Tortura do Silêncio
1951 Pacto Sinistro
1950 Pavor nos Bastidores
1949 Sob o Signo de Capricórnio
1948 Festim Diabólico
1947 Agonia de Amor
1946 Interlúdio
1945 Quando Fala o Coração
1945 Watchtower Over Tomorrow (Short) (uncredited)
1944 Aventure malgache (Short)
1944 Bon Voyage (Short)
1944 The Fighting Generation (Short) (uncredited)
1944 Um Barco e Nove Destinos
1943 Sombra de uma Dúvida
1942 Sabotador
1941 Suspeita
1941 Casal do Barulho
1940 Correspondente Estrangeiro
1940 Rebecca, A Mulher Inesquecível
1939 A Estalagem Maldita
1938 A Dama Oculta
1937 Jovem e Inocente
1936 O Marido Era o Culpado
1936 Agente Secreto
1935 Os 39 Degraus
1934 O Homem Que Sabia Demais
1934 Waltzes from Vienna
1932 Number Seventeen
1931 Rich and Strange
1931 Mary
1931 The Skin Game
1930 Assassinato
1930 An Elastic Affair (Short)
1930 Elstree Calling (some sketches)
1929 Sound Test for Blackmail (Short documentary)
1929 Juno and the Paycock
1929 Chantagem e Confissão
1929 O Ilhéu
1928 Champagne
1928 Mulher Pública
1928 The Farmer's Wife
1927 Downhill
1927/I O Ring
1927 The Lodger: A Story of the London Fog
1926 The Mountain Eagle
1925 The Pleasure Garden
1923 Always Tell Your Wife (Short) (uncredited)
1922 Number 13 (unfinished
Fontes Livro Hitchcock/Truffaut, de François Truffaut, Coleção Folha de S. Paulo: Cinema Europeu e site IMDB , Site Mundo Estranho
http://www.fatosdesconhecidos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário