quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Tudo sobre Alfred Hitchcock - O mestre do Suspense


55


Você que gosta de cinema , mas ainda é um pouco jovem e não teve o prazer e o privilegio de ver os filmes de Hitchcock , então deve se perguntar '' porque Alfred Hitchcock é considerado o mestre do suspense?

Alfred hitchcock hitchcock alfred hitchcock presents gif



 Bem, além de saber manipular bem os elementos de um filme (roteiro, elenco, jogo de câmera, edição...), Alfred Hitchcock (1889 - 1980) era um gênio do marketing. Foi um dos primeiros diretores a explorar a própria imagem, transformando-se em um personagem público.
 Criou o hábito de fazer "pontas"em seus próprios filmes - e o público passou a aguardar esses "easter eggs"com tanta ansiedade que, no fim da carreira, o cineasta inglês decidiu aparecer sempre no começo da história para liberar a atenção da plateia. Especula-se até mesmo que ele é quem criou o termo "mestre do suspense".
  

Sua "fase inglesa" vai até 1939, quando David Selznick o leva para os Estados Unidos. Em Hollywood, a personalidade reservada de Hitch, pouco afeita a festas e badalações, contribuiu para criar a sua aura de "senhor do suspense e do mistério". 
Na verdade, o que ele queria era filmar. E filmava como ninguém. Já começou ganhando um Oscar com "Rebecca", e foi afirmando-se como um cineasta capaz de extrair bons filmes até de argumentos fracos.
Como sua produção era muito extensa, e sempre no ritmo ditado pelos estúdio, teve momentos de maior ou menor qualidade.
 Mas quem vai negar os acertos de "Psicose", "Vertigo", "Disque M para matar", "Os pássaros", "Intriga internacional" e "O homem que sabia demais"? O estilo de Hitchcock, que combina realismo na ação, uma certo maneirismo na construção dos personagens e extrema inventividade na narrativa visual (resultante, antes de tudo, de uma decupagem brilhante e sofisticada), já foi muito copiado, mas, como acontece com obras e autores de exceção, não pode servir de paradigma para ninguém. Hitchcock foi um dos grandes. E ponto final.


Premiações
Ganhou o Irving G. Thalberg Memorial Award em 1968.
Recebeu cinco indicações ao Oscar de Melhor Diretor por Rebecca, A Mulher Inesquecível, Um Barco e Nove Destinos, Quando Fala O Coração, Janela Indiscreta e Psicose.

- Nunca ganhou um prêmio por melhor direção no Oscar, apesar de ter sido indicado 5 vezes;


 Curiosidades sobre Hitchcock



1. Sem medo de inovar
Se o filme é protagonizado por um ator famoso, o público presume que o personagem não morrerá (pelo menos não até o fim da história). O cineasta foi contra esse clichê e acabou criando uma das cenas mais surpreendentes do cinema: o assassinato no chuveiro da personagem interpretada por Janet Leigh, que ocorre aos 46 minutos de Psicose (1960).
2. Um segredo entre nós
A plateia era feita de cúmplice. Ele revelava a ela uma informação preciosa que o personagem desconhecia (e corria risco de vida se não descobrisse a tempo). Em O Marido Era o Culpado (1936), um garotinho carrega, sem saber, um pacote com uma bomba-relógio. Atrasa-se várias vezes para entregá-lo, deixando o público roendo as unhas de ansiedade.
3. Trauma de infância
No livro Hitchcok/Truffaut, o diretor revela que, quando tinha 5 anos, seu pai o enviou à delegacia com um bilhete que pedia ao delegado que o trancasse em uma cela e lhe dissesse: "Isso é que acontece com meninos desobedientes". Não por acaso, pessoas acusadas injustamente por um crime são um tema recorrente em sua obra, como no filme O Homem Errado (1956).
4. Inspirado pelo silêncio
Ele começou no cinema como criador das legendas que simulavam diálogos em filmes mudos. Foi assim que aprendeu como causar emoções no público mesmo sem diálogo - só com enquadramentos e cortes precisos. Um exemplo? Festim Diabólico (1948), sobre dois amigos que matam um colega pouco antes de uma festa, é cheio de cenas contínuas e cortes disfarçados.
5. De corpo e alma
Em um discurso de agredecimento, o diretor disse que devia seu sucesso a quatro pessoas: "Uma é roteirista, outra é editora, outra é mãe da minha filha e a última é a melhor cozinheira que já existiu". E o nome de todas elas é Alma Reville. Sua amada esposa consertava erros de edição e continuidade e foi até roteirista, em filmes como Sombra de uma Dúvida (1943).
6. O importante objeto insignificante
Ele bolou um recurso até hoje usado por roteiristas: o "MacGuffin". Assim ele chamava qualquer objeto comum, que só servia para dar um objetivo ao protagonista e gerar suspense, como o microfone secreto que causa a perseguição ao herói de Intriga Internacional (1959). Mas é irrelevante: quando a trama avança, pode até ser deixado de lado.
7. Mania de assistir
Hitchcock se aproveitava bastante da ideia do voyeurismo: o prazer de observar os outros em situações íntimas ou de sofrimento. É um elemento central em Janela Indiscreta (1954), em que o protagonista bisbilhota a vida de seus vizinhos e acaba descobrindo um assassinato. Em outros filmes, fazia o público assistir a uma cena pelo ponto de vista do vilão.
8. Menina dos olhos
Um Corpo Que Cai (1958), sobre um detetive que fica obcecado pela loira que investiga, foi um de seus filmes que abordam a fixação com mulheres. O tema pode ser outro reflexo da vida pessoal do cineasta: ele adorava atrizes loiras. Tippi Hedren, protagonista de Os Pássaros (1963), chegou a acusá-lo de assédio sexual. Mas esse lado "dark" do diretor jamais foi comprovado.


9 Na Lista Britânica de Honra do Ano Novo de 1980 foi nomeado Cavaleiro Comendador do Império Britânico.

10- Seu senso de humor -Humor sempre foi algo importante para Hitchcock, e que ele não só inseria em seus filmes, mas que também fazia parte de sua natureza pessoal. Ele vira e mexe contava piadas, ou “pregava peça” em amigos. Ele comentou que certa vez deu um jantar a amigos (ele costumava dar jantares em sua casa), e toda a comida era azul: frango azul, arroz azul, peixe azul, e drinks azuis. Obviamente que ele usou algum tipo de corante, mas o mais bacana é que em nenhum momento ele explicou ou comentou qualquer coisa, e todos os convidados, com medo de perguntar, ficaram em silêncio durante todo o jantar. 
Em outra ocasião, Peter Bogdonavich diz que se encontrou com Hitchcock num hotel aonde o diretor inglês se hospedava. Após a conversa, eles desceram até o lobby pelo elevador. O elevador estava vazio mas no caminho, três pessoas, bem vestidas, entraram. Obviamente que todos conheciam Hitchcock, já que ele já era famoso naquela época. Assim que elas entraram, Hitchcock começou a contar a Bogdonavich:
“Havia bastante sangue descendo pelos suas orelhas, e boca …”
O elevador parou em outro andar, e mais gente entrou. Ele continuou sua história:
“E havia uma poça de sangue no chão … dai eu olhei para ele e perguntei: o que aconteceu ? ”
Bogdonavich diz que nesse momento, todos no elevador estava quietos, e com um olhar assustado. Nesse momento o elevador chegou no lobby, e Hitchcock olhou para Bogdonovich e disse:
“Sabe o que ele me disse ?”
Neste momento, o pessoal hesitou por alguns segundos antes de sair do elevador, na expectativa de ouvir a resposta. Os dois finalmente sairam do elevador, e Bogdonavich, ansioso perguntou:
“O que ele disse ???”
E Hitchcock soltou um sorriso e respondeu:
“Ah, nada. Eu apenas inventei essa história para assustar o pessoal do elevador.”

11- Nos set de filmagem Hitchcock não gostava muito de trabalhar em sets (e ele trabalhava rigorosamente das 9 as 5 da tarde). Na verdade, ele não gostava muito de dirigir filmes. Seu prazer vinha mais da criação (ou design, como ele costumava dizer) do filme, durante a produção do roteiro, e desenvolvimento das cenas, que ele sempre fazia antes de iniciar as filmagens (Coen Brothers também são assim). Quando ele chegava no set, ele já tinha todos os planos concebidos. Ele era bastante preciso nesse sentido. Ele também não filmava muitos “takes”. Eram geralmente dois ou três no máximo. 

58


12- A treta com Paul Newman - Hitchcok não gostava de atores adeptos ao “method acting“, que era uma espécia de conjunto de técnicas aonde atores incorporam pensamentos e sentimentos dos personagens, de forma a produzir uma performance mais realista. Marlon Brandon foi um dos primeiros “method actors“.
Paul Newman era um “method actor“, e Hitchcock não gostava muito desse estilo. E para o filme “Cortina Rasgada” (1966), sua primeira escolha para o papel principal era Cary Grant. Mas a Universal Pictures não o queria, e forçou a escolha de Paul Newman, que era o galã do momento, e que, para o estúdio, poderia ajudar na bilheteria.
O problema começou ai. Posteriormente, um pouco antes deles iniciarem as filmagens, Paul Newman escreveu um memorando sugerindo mudanças em várias cenas do filme, o que irritou Hitchcock profundamente. Uma das sugestões envolvia uma mudança no nome do filme, que segundo Newman, não era adequado. Eu particularmente discordo, eu gosto bastante do nome “Cortina Rasgada”. Tem duplo sentido.
Mas enfim, Hitchcock não gostou da atitude de Newman, e contou ao seu amigo Otto Preminger o fato. Otto disse que também havia recebido um desses memorandos por “Exodus”. Hitchcock, por fim rejeitou as mudanças, o que irritou Newman. A partir daí, a produção seguiu com Hitchcock, quase abandonando o filme, e Paul Newman “sabotando” sua própria performance.
 alfred hitchcock psycho 1960 janet leigh thanks for following gif


O cineasta tem 67 créditos como diretor, confira a lista completa!

1976 Trama Macabra 
1972  Frenesi 
1969 Topázio 
1966 Cortina Rasgada 
1964 Marnie, Confissões de uma Ladra 
1963 Os Pássaros 
1962 The Alfred Hitchcock Hour (TV Series) (1 episode) 
- I Saw the Whole Thing (1962)
1955-1961 Alfred Hitchcock Presents (TV Series) (17 episodes) 
- Bang! You're Dead (1961)
- The Horse Player (1961)
- Mrs. Bixby and the Colonel's Coat (1960)
- The Crystal Trench (1959)
- Arthur (1959)
1960 Psicose 
1960 Startime (TV Series) (1 episode) 
- Incident at a Corner (1960)
1959 Intriga Internacional 
1958 Um Corpo Que Cai 
1957 Suspicion (TV Series) (1 episode) 
- Four O'Clock (1957)
1956 O Homem Errado 
1956 O Homem Que Sabia Demais 
1955 O Terceiro Tiro 
1955 Ladrão de Casaca 
1954 Janela Indiscreta 
1954 Disque M para Matar 
1953 A Tortura do Silêncio 
1951 Pacto Sinistro 
1950 Pavor nos Bastidores 
1949 Sob o Signo de Capricórnio 
1948 Festim Diabólico 
1947 Agonia de Amor 
1946 Interlúdio 
1945 Quando Fala o Coração 
1945 Watchtower Over Tomorrow (Short) (uncredited) 
1944 Aventure malgache (Short) 
1944 Bon Voyage (Short) 
1944 The Fighting Generation (Short) (uncredited) 
1944 Um Barco e Nove Destinos 
1943 Sombra de uma Dúvida 
1942 Sabotador 
1941 Suspeita 
1941 Casal do Barulho 
1940 Correspondente Estrangeiro 
1940 Rebecca, A Mulher Inesquecível 
1939 A Estalagem Maldita 
1938 A Dama Oculta 
1937 Jovem e Inocente 
1936 O Marido Era o Culpado 
1936 Agente Secreto 
1935 Os 39 Degraus 
1934 O Homem Que Sabia Demais 
1934 Waltzes from Vienna 
1932 Number Seventeen 
1931 Rich and Strange 
1931 Mary 
1931 The Skin Game 
1930 Assassinato 
1930 An Elastic Affair (Short) 
1930 Elstree Calling (some sketches) 
1929 Sound Test for Blackmail (Short documentary) 
1929 Juno and the Paycock 
1929 Chantagem e Confissão 
1929 O Ilhéu 
1928 Champagne 
1928 Mulher Pública 
1928 The Farmer's Wife 
1927 Downhill 
1927/I O Ring 
1927 The Lodger: A Story of the London Fog 
1926 The Mountain Eagle 
1925 The Pleasure Garden 
1923 Always Tell Your Wife (Short) (uncredited) 
1922 Number 13 (unfinished

Alfred hitchcock 1950s alfred hitchcock presents gif

Fontes Livro Hitchcock/Truffaut, de François Truffaut, Coleção Folha de S. Paulo: Cinema Europeu e site IMDB , Site Mundo Estranho

http://www.fatosdesconhecidos.com.br 




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...