Avaliação: 7,5
Nosso Lar (2010)É um longa metragem baseado em obra fundamental do espiritismo brasileiro, o primeiro volume da série A Vida no Mundo Espiritual, escrita em 1944 pelo médium Chico Xavier (1910-2002).
Os integrantes do movimento espírita acreditam que o texto tenha sido "psicografado", ou ditado, pelo espírito André Luiz, que é justamente o personagem principal do longa-metragem.Nem vou entrar nesse mérito da questão... Na história, o protagonista é um médico que, depois de uma vida de excessos, morre e desperta em outra dimensão, uma espécie de purgatório, o Umbral. Depois de arrepender-se das falhas de sua existência anterior, André é recolhido e levado à colônia Nosso Lar, onde começa seu aprendizado sobre a realidade da vida humana e o funcionamento do universo espiritual - lições essas que ele passa a relatar em cartas enquanto procura mudar seus valores morais.Para os kardecistas nada se poderá falar,eles já conhecem a doutrina,leram e releram o livro ,então,vão achar tudo lindo,perfeito!
Para os outros mortais,como eu,trata-se de um filme interesante do ponto de vista religioso,ou até como curiosidade par aquem nada sabe sobre o Kardecismo.Para cinema eu acho que funcionaria mais se tivesse mais conflitos,um pouco de ação,ritmo,enfim,se fosse adaptado com mais energia.
Esteticamente esta acima da média para os filmes nacionais,mas falta muito ainda para um padrão de qualidade decente.As edificações até impressionam,mas a cidade futurista parece saida de um filme de ficção da década de 70.Os atores foram mal escolhidos,além de pouco (ou nada) conhecidos,por vezes parecem estar lendo o texto,não sentndo,isso e perceptivel na maioria das cenas.
Um bom filme e ponto.Infelizmente uma boa chance desperdiçada de fazer algo muito melhor.
Detalhe,numa parte do filme ele diz que a cidade se assemelha a uma estrela de seis pontas,como a estrela de David,que aparece vez por outra no filme,mas o poster tem uma estrela de 5 pontas...parecendo um pentagrama de bruxaria..estranho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário