quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Cinema sem cortes

Alguns diretores e produtores são bem espertinhos, mesmo durante a pré-produção dos filmes eles já ambicionam os futuros lançamentos de edições especiais em DVD e Blu-Ray, Ridley Scott, por exemplo, é um diretor consagrado, ele já tem o direito de escolher o corte final de um filme, mas todo nova produção dele ganha um "Director's Cut" quando lançado no mercado de Home Video, obviamente para garantir uns trocados a mais usando o próprio nome. Pensando nisso, eles já filmam versões alternativas ou extendidas de determinadas cenas para depois lançar as versões ditas "sem cortes".
O oposto também ocorre, quando um filme tem uma classificação muito alta, na tentativa de conquistar mercados mais conservadores, também é feita a edição de determinadas cenas visando diminuir a faixa etária. Então, quais as diferenças mais comuns que podem ser encontradas nas diversas versões disponíveis do mesmo filme?
O site Movie-Censorship tem um conteúdo incrível, os editores compilam informações de diferentes versões de um filme (versões originais, versões unrated, director's cut, versões lançadas em outros países e etc.), com um trabalho minucioso que além das imagens indica até os segundos a mais ou a menos que cada tomada dos filmes apresenta, selecionei a baixo algumas sequências diferentes em algumas produções:

No filme 8 Milímetros 2, a versão sem cortes tem um enquadramento que mostra mais que o da censura R.

Na versão mais comportada do filme 9 Canções, uma luz intensa esconde detalhes do corpo da atriz (a versão sem censura contém cenas de sexo explicito).
Os diálogos da versão do cinema de Amaldiçoados não possuem palavrões.
Uma curiosidade: Entre as várias bizarrices que envolvem o sistema de classificação dos filmes nos Estados Unidos, para garantir uma classificação PG-13, o roteiro só pode ter um "fuck", se tiver mais de uma palavrão, a classificação sobe para "R".

O mesmo que ocorre em 8 MM, ocorre em Psicopata Americano, o enquadramento revela mais do corpo da Atriz.
Na versão Unrated de Zohan - Um Agente Bom de Corte, os palestinos demonstram outro tipo de alegria ao ver a cantora Mariah Carey.

Na versão de cinema de Pearl Harbor o tiro da artilharia aérea faz apenas um pequeno furo, na versão do diretor lançada em DVD, o soldado é partido ao meio.

A versão Unrated de Arrasta-me para o Inferno tem muito mais sangue que a versão do Cinema.

Na versão lançada nos cinemas da Inglaterra, a garganta não aparece sendo cortada.

Eu vi esse post no Blog do Dr Caligari ,e vou procurar mais desse tema,pois achei muito interessante.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...