domingo, 17 de junho de 2012

Crítica - Prometheus (2012)


   

Nota: 9,0 

Dirigido por Ridley Scott 
Com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Idris Elba 

Trinta e três anos são uma eternidade. Mas foi esse o tempo que Ridley Scott necessitou para aceitar regressar ao universo que mais fama lhe trouxe. É certo que o misterioso e enigmático “Blade Runner” também lhe trouxe alguns louvores, assegurando-lhe o estatuto de realizador consagrado. Mas a maioria das pessoas dirão que “Alien” foi e sempre será a sua grande obra-prima. 

 “Prometheus” acabou por se transformar em muito mais do que isso, afastando-se do universo original para explorar novas temáticas. Assim sendo, preparem-se para serem surpreendidos. Mais do que um filme sobre a criatura que fez a vida negra a Ellen Ripley, “Prometheus” é um filme sobre a evolução das espécies em causa (a humana e a extraterrestre) apresentando uma forte conotação religiosa subjacente.. 
  
 

Após a muito aguardada descoberta de pinturas rupestres que apoiam a teoria de que seres de outras galáxias estiveram de alguma forma ligados à evolução da raça humana, a bióloga/arqueóloga Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e o seu companheiro Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) convencem o multimilionário Peter Weyland (Guy Pearce) a financiar uma expedição espacial com o intuito de desvendarem o mistério por detrás da origem da vida. A bordo da nave de exploração espacial Prometheus, Shaw, Holloway e um grupo profissionais sob as ordens da corporação Weyland lançam-se então à aventura pela imensidão do espaço adentro, convencidos de que os extraterrestres a quem chamam “Engenheiros” ainda vivem num planeta bem distante e de que estes possuem todas as respostas para os segredos mais obscuros da humanidade. Porém, Meredith Vickers (Charlize Theron) – a líder da expedição – não acredita muito nas teorias de Shaw e Holloway, mantendo-os sob rédea curta e prometendo-lhes que, à mínima contrariedade, a Prometheus daria uma volta de 180 graus e voltaria para casa o mais rápido possível. De certa forma, Vickers possui um mau pressentimento quanto aquilo que estão prestes a encontrar. E quando esse mau pressentimento ganha contornos de realidade, toda a tripulação da Prometheus é obrigada a enfrentar a maior provação das suas vidas. Pois os propósitos dos “Engenheiros” não correspondem exatamente aquilo que seria de esperar, colocando a vida de todos em risco máximo… 

   

“Prometheus” é belo no quesito de cenários e efeitos especiais, a maestria de Ridley Scott atrás das câmeras deixam-nos  boquiabertos , impedindo-nos de tirar os olhos da tela por um segundo que seja.
 Mas por outro lado, o roteiro não possui a solidez que se esperava, oferecendo-nos mais dúvidas que soluções e deixando-nos com a clara sensação de que se tentou juntar muita coisa num só filme.
 As personagens em geral são fortes e credíveis, mas algumas delas funcionam de forma previsível e acabam por desapontar o espectador.
 Os principais personagens são Charlize Theron (com ares de rainha má de novo!), Noomi Rapace(da trilogia Sueca -Millenium) muito interessante na sua atuação.mas ainda desconhecida do grande publico, Michael Fassbender,que faz o robot, o grande ''brilho'' do filme, e Idris Elba ,que nem cheira nem fede... os outros atores tem apenas 3 ou 4 frases o filme todo...assim,acho que um pouco mais de envolvimento com os personagens teria sido  interessante.

A história se passa de forma equilibrada durante a grande maioria do tempo do filme , mas acaba por derrapar um pouco em certos momentos-chave que nos obrigam a torcer o nariz.,furos e pontas soltas são uma constante.
Para quem é fã da serie Alien ,vai passar o filme todo procurando referencias e explicações,se não for( como a maioria do publico jovem e adolescente) vai ficar boiando um pouco em varias partes,mas vai curtir mesmo assim a ação .
Tem muitas sequencias assustadoras,de fechar os olhos! O clima denso ,cinza  e frio da nave espacial abandonada nos remete aos velhos filmes de ficção,isso é legal para os saudosistas!
 é um filme para entrar  na sala de cinema com vontade de ver  um bom filme de ficção-científica que só por acaso tem alguma coisa a ver com “Alien” e sair de lá com vontade de alugar a saga original!




Por onde passou antes de chegar nos cinemas

Ridley Scott rodou parte de seu filme nos estúdios Pinewood, no Albert R. Broccoli 007 Stage, na Inglaterra.

As cenas aquáticas foram rodadas na Espanha, na Cidade da Luz, em Alicante.

O elenco e equipe técnica também passou ppor várias locações na Islândia e na Escócia.





Ah...um spoiler basico e uma dúvida minha,
Onde raios foi parar os capacetes da equipe quando eles retiram dentro da nave?
Uma hora estão com eles,tiram ,e depois somem,ninguem carrega nem nada..e reaparecem quando precisa..estranho....

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...