quarta-feira, 13 de abril de 2011

Critica- O Caminho de Volta - primeiro filme de Hollywood sobre o Gulag soviético.

 


Nota 9,0



  O Caminho de Volta é baseado em um livro chamado " The Long Walk  por Slawomir Rawicz, um sobrevivente do Gulag, que "emprestou" sua história de fuga onde ele e mais 7 fugitivos saíram de Gulag na Sibéria, cruzaram os Himalaias  e seguiram para a Índia em 1940. O consulado polonês registrou a sua chegada e  um deles contou sua história para Rawicz.   Mas o filme é verdadeiro em todos os sentidos,isso é o que  importa.   Muitas das cenas do acampamento são registradas diretamente dos arquivos soviéticos e memórias. Os homens famintos lutando por lixo, os criminosos tatuados jogando cartas em troca de  roupas dos outros prisioneiros, o quartel rudimentar, o campo de exploração madeireira, as tempestades  severas da Sibéria.Entre as personagens principais , Ed Harris ,é um americano que foi trabalhar no metrô de Moscou e acaba vítima do Grande Terror de 1937, um oficial polonês preso após a invasão soviética da Polônia em 1939, e um sacerdote da Letônia, cuja igreja foi destruída pelos bolcheviques . Mostra muitos homens eruditos,de diversos paises,numa situação sobre humana por conta de perseguição política.
 A história se passa  durante o "reinado de Hitler sobre a Polônia" observando que Stalin reinou sobre a Polônia, em seguida, também  .Weir disse  que muitos em Hollywood ficaram surpresos com a história: Nunca tinham  visto   campos de concentração soviéticos, apenas os alemães .Weir teve dificuldades em conseguir distribuição nos cinemas, e  suportes financeiros.Mas assim mesmo realizou um filme consistente,bonito visualmente e original.
  A  cena final é exatamente o que torna este filme "real",e se tornou uma das minhas preferidas do cinema : em vez de voltar para casa no final de sua jornada angustiante, como seria esperado, o herói é mostrado caminhando ao longo do tempo em toda a ocupação soviética da Europa Central, através da Revolução Húngara de 1956, a Primavera de Praga em 1968, finalmente, voltar para casa para a Polônia só depois entra em colapso do comunismo.   Talvez essa é uma verdade muito difícil de aprender a partir de um filme.
 Para mim, O Caminho de Volta é um filme único e inovador: ele representa a primeira tentativa de Hollywood, de retratar o Gulag soviético em detalhes  meticulosamente verdadeiros  . A unica coisa que o filme peca um pouco para o gosto dos brasileiros ,é um pouco de falta de ritmo,as vezes apesar da história interessante e imagens incriveis,o ritmo é arrastado,bem estilo de Weir,mas para mim não compromete o total do filme.
Senti falta também de saber o que aconteceu com os personagens depois,já que nos envolvemos com eles ...e se trata de fatos veridicos.

   




                                                                     Trailler do filme




Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...