segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Atores de Hollywood que lutaram em guerras




Um fato curioso e pouco mencionado foi a participação de celebridades na Segunda Guerra Mundial. A maioria, somente se tornariam famosos após o conflito, porém outros já haviam estrelado no cinema Hollywoodiano quando seguiram para os combates. Como é o caso de Clark Gable, de “E o Vento Levou…”.
Veja abaixo os Famosos que  participaram ativamente em guerras

clark_gable



Clark Gable – Abaladíssimo pela morte da esposa, Carole Lombard, em um acidente de avião, Gable viu como fuga o alistamento para as forças aéreas, coisa que Carole já lhe havia sugerido. No entanto, o inexperiente astro era velho demais para combater. Mesmo assim, participou de cinco bombardeios e foi um excelente garoto-propaganda para as Forças Armadas.Foi artilheiro avião B-17. Graduado como segundo-tenente pela Escola de Oficiais em Miami. Adolf Hitler era fã de Clark Gable e, ao saber que fora enviado para a Europa, ofereceu uma grande recompensa a quem conseguisse capturar o ator e levá-lo vivo ao Führer.



Humphrey Bogart




Humphrey Bogart Foi  da guarda da marinha. Bogart se alistou na Marinha para combater na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o barco que estava foi atacado por submarinos e um fragmento de madeira rasgou sua boca, afetando sua maneira de falar para o resto da vidaEle teve de atirar em um prisioneiro em fuga . Curiosamente, ganhou seu único Oscar em um flme sobre a Primeira Guerra, "Uma Aventura na África"


.

165563james-stewart-posters


James Stewart - Ator – foi piloto da Força Aérea Estadunidense, lutando na Segunda Guerra mundial como Coronel. Foi condecorado com a Distinguished Flying Cross, por duas vezes, a Air Medal com três folhas de carvalho e os Clusters Croix de Guerre.
Em 1959, foi promovido a Brigadeiro-General. James Stewart já atuava no cinema quando entrou na Força Aérea. Faleceu em 1997, aos 89 anos.
 O ator foi ao campo de batalha como membro da Força Aérea durante a Segunda Guerra (1939-1945). Durante todo o tempo que passou por lá, Stewart não se separou da carta escrita por seu pai, um barbeiro para quem o ator deu sua estatueta do Oscar. Além de aparecer em pequenos filmes de propaganda incentivando o alistamento, Stewart chegou ao título de Brigadeiro e aposentou-se da Força Aérea apenas em 1968. Ironicamente, participou de um bombardeio Guerra do Vietnã (1955-1975), combate no qual seu filho adotivo morreu.



borgnine


Ernest Borgnine – ator – Foi artilheiro da Marinha entre 1935 a 1945, servindo ao Exercito Estadunidense no Pacífico Sul durante a segunda Guerra Mundial.






charlesbronsonorig


Charles Bronson – Ator - Foi artilheiro de Cauda e instrutor de tiro na USAAF durante a Segunda Guerra. Ele completou 25 missões e foi premiado com a Purple Heart. Talvez o mais conhecido da lista, aqui no Brasil, já que seus filmes foram reprisados inúmeras vezes na globo e no SBT. Faleceu em 2003, aos 82 anos.



george_c_scott

George C. Scott - Ator – Entrou para a marinha em 1945, teve o posto de Sargento, participando de missões na Europa. Ganhou Oscar por seu papel de general Patton, no filme Patton, Rebelde ou Herói. Faleceu em 1999, aos 72 anos.



lee-marvin-1


Lee Marvin – ator – Alistou-se na Marinha dos Estados Unidos em 1943 e lutou no Pacífico sul, sendo ferido na Batalha de Saipan. Foi condecorado com a Purple Heart, por ser ferido em combate.
Seu primeiro filme foi “Agora estamos na Marinha” de 1951. Ganhou Oscar de Melhor ator em 1965 pelo trabalho em “Dívida de Sangue”. Faleceu em 1987, aos 63 anos.



lg_5889391_alecguinness


Alec Guinness – Ator - Serviu na Marinha Real Britânica durante toda a Segunda Guerra Mundial. Ele comandou embarcações que participaram da invasão da Sicília. Como ator participou de 54 filmes e recebeu diversos prêmios do cinema. Narrou o mais famoso documentário sobre a Segunda Guerra, “The World at War”. Faleceu em 2000, aos 86 anos.







james_doohan
James Doohan – Ator – o Scotty de Star Trek – integrou a Artilharia Real do Canadá, e estava no desembarque na Praia de Juno no Dia D. Foi alvo de 7 tiros de metralhadora alemã, sendo ferido com seis munições, já que uma parou em sua charuteira de metal. Três balas picotaram o dedo médio de sua mão direita. O dedo foi amputado, e ocasionalmente é perceptível nas suas atuações em Star Trek, tanto na serie quanto nos filmes. Faleceu em 2005, aos 85 anos.






durning_2



Charles Durning - Ator -, aos 21 anos integrou o corpo dos Army Rangers – tropa de elite da infantaria leve – na Praia de Omaha em 6 de junho de 1944. Ferido, ele foi o único soldado de seu agrupamento que sobreviveu ao desembarque inicial. Foi ferido na Bélgica, esfaqueado com uma baioneta por um adolescente alemão. Voltou a linha de batalha e foi capturado em dezembro de 1944, e sobreviveu ao massacre de Malmedy, na Bélgica, onde 90 soldados estadunidenses foram fuzilados. Voltou ao local do crime para ajudar a identificar os corpos.
Recebeu três Medalhas Purple Hearts e Estrela de Prata. Após levar um tiro no peito que o tirou da guerra, ele passou quatro anos em tratamento em diversos hospitais.

 

  David Niven era um graduado Sandhurst e tenente-coronel do Commandos britânicos na Normandia.
 Niven desembarcou na Normandia alguns dias após o Dia D (06/06/1944). Ele lutava pela Inglaterra, seu país natal, e chegou a conversar pessoalmente com o primeiro-ministro Winston Churchill




                    Charlton Heston  Em 1944 deixou os estudos e se alistou na força aérea do exército, onde serviu como operador de rádio de bombardeiros B-25 nas Ilhas Aleutas durante a Segunda Guerra Mundial, atingindo a patente de sargento e onde se casou com uma colega de faculdade.






Errol Flynn: O grande aventureiro das telas também viveu momentos marcantes na vida real. Ele participou da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) como correspondente. Aliás, Errol sempre sonhou com essa profissão e gostava muito de escrever. Até lançou um romance, sucesso de vendas. Em 1959, voltou à cena, desta vez durante a Revolução Cubana, chegando a encontrar Fidel Castro. Seu filho Sena seguiu a carreira de correspondente e fotógrafo e, infelizmente, foi dado como morto ao entrar no Camboja durante a Guerra do Vietnã.





Tyrone Power Em agosto de 1942, Power se alistou no United States Marine Corps, foi para o Marine Corps Recruit Depot San Diego e para a Officer Candidate School (U.S. Marine Corps) e Marine Corps Base Quantico, onde chegou a Segundo Tenente em 2 de junho de 1943. Pelo fato de ter 180 horas como piloto na Marine Corps, Tyrone Power ficou apto ao programa de treinamento de voo da Naval Air Station Corpus Christi, Texas, onde foi promovido a Primeiro Tenente. Power chegou a Marine Corps Air Station Cherry Point, Carolina do Norte em julho de 1944 e foi designado para o VMR-352 como um copiloto R5C. O esquadrão mudou para Marine Corps Air Station El Toro, na Califórnia, em outubro de 1944. Power esteve com os Marines durante a Batalha de Iwo Jima e a Batalha de Okinawa, e voltou para os Estados Unidos em novembro de 1945. Foi promovido a Capitão de reserva na Marine Forces Reserve em 8 de maio de 1951, mas não foi chamado para a Guerra da Coreia


Veja também nesse blog:

Conheça os filmes que foram censurados em alguns paises



Sjoman: I Am Curious Yellow




http://liproninonline.blogspot.com/2011/09/filmes-censurados-em-alguns-paises.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...