quarta-feira, 9 de abril de 2014

Critica - Only Lovers Left Alive

  


Nota: 9,5



 A história nos mostra a vida de um  casal de vampiros vividos por Tilda Swinton &Tom Hiddleston (ambos excelentes) , vivendo isolados, numa  casa abandonada em Detroit, EUA .
 Hiddleston costumava ser um famoso artista de rock n roll que se tornou um recluso e se contenta em colecionar guitarras antigas e lembranças. Eles sobrevivem de sangue ,mas não matam,compram amostras de sangue de um médico corrupto . Temos também um de seus amigos vampiro John Hurt que vivem em Tânger , onde o sangue é especialmente puro. As coisas tomam um rumo inesperado quando a irmã transloucada de Eve , Mia Wasikowska ,vem visita –los Após 87 anos!.Elaão compadece da mesma filosofia de vida deles 
 Ok ‘’Only Lovers left Alive’’ é outro filme de vampiros , os personagens são muito pálidos,solitários, e saudosistas enfim  todos os clichês e estereótipos do gênero que  vimos em outros filmes. No entanto,o filme consegue superar tudo isso sendo  também muito inteligente e  profundo nas situações e diálogos, com atuações tocantes ,sem nunca entrar no senso comum! 



Jim Jarmusch é um diretor genial! . Ele nos permite assistir o filme sem se preocupar com um começo perfeitamente puro e explicadinho, meio e fim definidos. Ele até deixa de seus personagens seguir padrões entediantes e previsíveis , e assim mesmo ficamos fascinados pela natureza dos mesmos. 
É um filme de vampiro que se aproveita do intervalo de tempo de vida dos protagonistas para fazer referências culturais que remontam centenas de anos  que podem ser encontrados em todos os cantos, nas citações ,no cenário no contexto todo 
Não espere  um filme de suspense , nem um horror, nem sequer realmente foco no mundo dos vampiros . Em vez disso, Jarmusch estuda o eterno , ele explora o silêncio , talvez  até o chato,levando-nos a  acompanhar a vida diária de um ser ao mesmo tempo moderno e antigo , inteligente e entediado,  que literalmente, viu tudo e viveu tudo.

O que mais pode valer a pena depois de 2000 anos? o amor..essa é provavelmente a resposta,e esse talvez a parte mais bacana do filme, eles simplesmente são lindos juntos! A sintonia ,o carisma parece que foram feitos um para o outro! 




As cenas de Adan e Eve são sutis e românticas ,sem ser melosas.O tempo todo o companherismo e o amor são mostrados através de gestos simples,sorrisos,compreensão,abraços delicados..uma delicia de ver!
 Isso porque Adan é pra lá de depressivo!!! Eve é a paz em pessoa..perfeita para ele!
A unica coisa que senti falta ,foi de ‘’mais’’,mais historia sobre eles, você acaba querendo mais do filme,não é realmente um ponto negativo, mas esses filmes acabam ficando sempre no único..sem continuações ,isso frusta um pouco
Este é um filme para os amantes de cinema e entusiastas da cultura e tem tudo para ser um  filme cult .Essencial para os fãs de Jarmusch e recomendado para os outros também! Assistam!







Curiosidades sobre o filme:


·         O filme começou a ser filmado em Junho de 2012 em Detroit (Brush bairro Park) , EUA;  Tânger , Marrocos; Hamburgo, e Colônia, na Alemanha
.
·         O período total de filmagem durou sete semanas

·          Nas primeiras sessões teste o filme tinha algumas cenas de ação ,foi solicitado mais cenas ainda,então o diretor ao invés de por mais excluiu todas!

·         O financiamento do filme foi um processo difícil para o diretor ,ele explicou na estréia mundial do filme em Cannes  2013 que " está ficando cada vez mais difícil para os filmes que são um pouco fora do comum, ou não são previsíveis, ou não satisfazem as expectativas obvias das pessoas". 

·         O papel de Adan era para ser de Michael Fassbender ,mas por divergencias de agendas acabou ficando com Tom Hiddleston , não poderia ser melhor!

·         Entre os livros que Eva separa para sua viagem para Detroit estão a peça "Endgame", de Samuel Beckett, "Don Quixote" de Miguel de Cervantes y Saavedra, e "Infinito Jest", de David Foster Wallace.

·         No primeiro esboço,  tinha a informação que Eva tinha 2000 anos , era druida de uma tribo celta matriarcal. Adão  tinha 600 anos de idade. Jarmusch decidiu que Adão e Eva teriam conhecimento de suas vidas sem citar suas idades,fica pressuposto por quem assiste o filme , o quanto ela era mais vivida que ele...


Trailer





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...