sábado, 16 de março de 2013

Os 10 melhores filmes sobre Pescaria




A pesca foi uma das primeiras atividades da homem, como forma de obter alimento.
Hoje a pesca constitui uma importante atividade econômica, em escala industrial, para subsistência ou mesmo como lazer ou esporte. 
 




1.  


Num Lago Dourado (um casal de idosos - Henry Fonda e Katharine Hepburn - recebe a visita da filha - Jane Fonda - que há muito não veem para o aniversário do pai em sua casa de campo. a filha vem com o noivo e o filho adolescente dele, que ela deixa aos cuidados dos pais para poder viajar pela Europa. o garoto não gosta da ideia e sua relação com o velho fica difícil. até que eles resolvem sair para pescar no lago em frente à casa, em busca de um grande peixe que lá vive. a pescaria acaba unindo e servindo de lição para ambos. um belo drama de 1981, ganhador de 3 Oscars: ator, atriz e roteiro)  

2.  


Alamar (um garoto de cinco anos, filho de pai de origem maia e mãe italiana, sai com o pai numa pescaria em mar aberto até os bancos de Chincorro no México. um filme raro. com apenas uma camera HD e um operador de áudio, o cineasta Pedro González-Rubio retrata de forma fluente a relação de pai e filho com a natureza e os costumes de seus ancestrais na pesca. lindas imagens e emoções verdadeiras) 

3.  


Nada é Para Sempre (a história de dois irmãos - Brad Pitt e Craig Sheffer -, filhos de um reverendo no interior de Montana no começo do século XX, que pouco têm em comum além do amor pela pescaria com mosca - fly fishing - nos belos riachos da região. merecido Oscar de melhor fotografia para Philippe Rousselot, num lindo filme dirigido por Robert Redford)

4.  


Mar em Fúria (George Clooney é o capitão de um navio pesqueiro que, no verão de 1991, saiu para uma área de pesca no Atlântico Norte e acabou pego por uma rara e imensa tempestade. baseado em fatos e personagens reais, o filme de Wolfgang Petersen é angustiante e impressionante)

5.  


O Velho e o Mar (no mar de Cuba, um velho pescador - Spencer Tracy - está numa maré de azar, há 84 dias sem pegar um único peixe e seu pupilo acaba forçado pelos pais a mudar de barco, onde já na primeira semana pesca três bons peixes. no 85º dia, o o velho pescador sozinho paga um enorme marlim de mais de 700kg, que arrasta seu barco para alto mar... um clássico de 1958, baseado na obra-prima de Ernest Hemingway)

6.  


Moby Dick (outro clássico da literatura - este de Herman Melville - transposto inúmeras vezes para o cinema, mas a versão de 1956, dirigida por John Huston, com roteiro de Ray Bradbury é a definitiva. conta a história do capitão de um navio baleeiro obcecado em capturar uma grande baleia branca que um dia o atacou e desfigurou. em sua busca insana, coloca em risco a tripulação que se amotina. um filme poderoso até hoje!)

7.  


Tubarão (quando um enorme tubarão começa a atacar banhistas numa movimentada praia, o chefe de polícia, um cientista e um velho marinheiro saem à sua caça. a primeira grande produção de Steven Spielberg, com trilha marcante de John Williams. um excelente suspense que marcou uma geração)

8.  

Amor Impossível (Ewan McGregor é um cientista especializado em peixes, que é escalado pelo governo inglês para atender o desejo de um sheik de povoar os rios do desértico Yemen com salmões, para que pudessem ser pescados por lá, uma missão improvável em que é acompanhado por uma consultora financeira - Emily Blunt -, por quem eventualmente irá se apaixonar. uma simpática comédia romântica)

9.  

A Baía do Ódio (numa cidade pesqueira do golfo do Texas, os pescadores locais entram em atrito com um grande fornecedor de camarões que contratara trabalhadores vietnamitas, provocando o ódio racial, a começar por um dos líderes dos pescadores - Ed Harris excelente -, veterano da guerra do Vietnã. bom filme, um tanto lento, dirigido por Louis Malle)

10.  


The Cove, a Baía da Vergonha (um documentário chocante, ganhador do Oscar, é sobre um grupo de ativistas que investiga uma comunidade de pescadores japoneses, dedicada a caçar golfinhos, matando cerca de 23.000 deles todos os anos. causou protestos no Japão, não pela caça ilegal, mas por denunciá-la. uma vergonha!)

Menções honrosas: Caiçara, Neve sobre Cedro, Marujo Intrépido, Dois Velhos Rabugentos, Chegadas e Partidas, Pescando Confusão,...


Fonte:http://listasde10.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...