quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Crítica -Valente -Brave (2012)


Nota: 9,5

Dirigido por Mark Andrews e Brenda Chapman 
Com Kelly Macdonald, Billy Connolly, Emma Thompson

 A Pixar Animation  novamente nos brinda com uma animação original e bela!.
“Valente”mantem os parâmetros de luxo visual e também se destaca como um filme divertido e original , que se mostra capaz de entreter todo o tipo de público com a sua bela história .
  Merida (Kelly Macdonald), uma princesa rebelde e destemida que fica irritadíssima quando descobre que os seus pais, o Rei Fergus e a Rainha Elinor (Billy Connolly e Emma Thompson), chegaram à conclusão que está na altura de ela casar com um dos primogênitos das principais famílias do reino, desencadeando assim um velho costume ancestral que promove a estabilidade na região. A impetuosa Merida decide desafiar esta tradição centenária, para assim poder trilhar o seu próprio destino, mas as suas ações lançam inadvertidamente o caos e a fúria entre os vários clãs do reino. A sua situação fica ainda mais dramática quando recorre aos serviços de uma bruxa para tentar convencer a sua mãe a deixá-la escolher o seu próprio caminho, mas o feitiço que a bruxa lhe dá acaba por não produzir os efeitos desejados e força-a a embarcar numa grande aventura cheia de magia e perigos.



No centro moral e narrativo de “Valente” está a família e o relacionamento com a mãe,o direito a escolha,e não ao amor por um ‘’príncipe’’ como geralmente as histórias de princesas são  
Pelo meio da temática familiar são habilmente introduzidas várias lendas folclóricas da cultura célticas e tradições medievais dos escoceses, que conseguem enriquecer a aventura dos protagonistas e construir um ambiente fértil em magia e alegria
A ‘’mãe’’ em sua versão ursa, é responsável por todas as cenas cômicas praticamente do filme, e pelas  partes emocionantes também.
 Eu dei  uma nota nove e meio, pois a ausência de secundaria, nem nenhum outro personagem relevante a não ser a mãe e a filha,isso deixa o filme até um pouco fácil demais,curto talvez.A falta de vilão também deixa tudo muito fácil,é estranho não ter trama com bem e o mal.
Um detalhe importante,os homens são totalmente sem importância,são até bobos no filme,é um filme focado nas mulheres ,no papel da mulher numa sociedade totalmente machista.
  Tecnicamente, “Valente” é um filme fenomenal. A construção dos seus cenários e de todos os seus intervenientes é sublime e realista que  impressiona muito,a paleta de cores azuis,os cabelos vermelhos que remetem a força da personagem são lindíssimos detalhes de bom gosto da Pixar!
Um filme muito gostoso de ver ,se tiver uma filha melhor ainda!

Recomendadissimo!



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...