terça-feira, 20 de novembro de 2012

Destino- O curta metragem que une Salvador Dali e Disney


A visão artística do pintor espanhol Salvador Dalí ganhou uma representação póstuma no curta-metragem indicado ao Oscar “Destino”. A animação, de apenas 6 minutos de duração, foi produzida usando storyboards originais de Dalí, criados em 1946, quando ele e Walt Disney idealizaram o projeto. Mais de 50 anos depois, o sobrinho de Walt, o já falecido Roy E. Disney, retomou o trabalho com o animador Dominique Monfréy (“Mogli – O Menino Lobo 2″) na direção.





O belo curta animado usa o visual surreal que caracterizou a pintura de Dalí para narrar a paixão de Chronos, personificação do tempo, por uma mulher. Há uma mistura de animação tradicional e de imagens criadas em computador, que dão movimento aos truques de imagem do pintor, e os créditos finais ainda mostram os storyboards originais da animação. A música-título foi composta pelo mexicano Armando Rodriguez e cantada por Dora Luz.
Dalí, morto em 1989, trabalhou em alguns marcos do cinema, como os clássicos do surrealismo “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930), dirigidos por Luis Buñuel. O pintor também realizou um trecho animado para “Quando Fala o Coração” (1945), do mestre do suspense Alfred Hitchcock, mas o produtor David O. Selznick limou a sequência da montagem final. O filme, entretanto, captura o imaginário de Dali em suas sequências de delírio.







Fonte: Pipoca Moderna

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...