terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Critica Filme Cisne Negro-Black Swan



Hoje eu assisti Black Swan,confesso que preparada para ver um filme sobre determinação,competição e muita musica classica.Mas me surpreendi,pois não foi apenas isso..
.A premissa de Black Swan, com uma história pós-contemporânea refletindo o balé O Lago dos Cisnes (e a fábula que lhe deu origem) e apresentada como um thriller psicológico, já é intrigante. O elenco com Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder e outros também seria um bom motivo para conferir o filme, mas o fato de ser dirigido por Darren Aronofski  é um atrativo a parte,pois remete o tom sombrio e surrealista tipicos do diretor.
  O roteiro mostra a jornada de Nina ,bailarina de seus 18 ou 19 anos,perfeccionista,timida,reservada,nos bastidores do mundo do balé. Mas, na verdade, é sobre uma garota lidando com o fato de que não é mais uma menina. Ela começa a sofrer as dores (físicas e emocionais) de se tornar numa mulher adulta e esta é a sua verdadeira transformação. Parte disso é descobrir a própria sexualidade e também sua independência , inclusive a dificuldade de se livrar da mãe castradora que a mantém como uma menina de 12 anos para que ela não perca a ''pureza'' que cerca a imagem de uma bailarina.
Nisso o tema cai como uma luva,o cisne branco se transformando no cisne negro,e toda a dor que isso tras.
Outro ponto importante  é a realização de que ela não é perfeita... e nunca será.
A perfeição é algo subjetivo,tecnicamente pode ser alcançado,mas,e os outros fatores? O que torna um artista único,perfeito? Além da técnica,com certeza o talento pessoal,o carisma,empatia,leveza,enfim ..coisas impossiveis de se mensurar. Até então, Nina sempre foi uma menina que queria ser perfeita para obter a aprovação e afeto da mamãe,esta que, ao envelhecer, percebeu que ela mesma não era perfeita, não havia conseguido atingir seus objetivos ou realizar seus sonhos e por isso passou a projetar tudo isso na filha. Só que esta demanda obsessiva mais as inseguranças da própria garota começam a cobrar seu preço.
Nina fica cada vez mais perturbada e instável.Eu acho que ela sofria de distúrbios esquizofrenicos...que não são explorados do ambito psicologico no filme,mas fica nitido que tem algo muito errado com a mente da bailarina.
Outro assunto que é mal explorado,somente pincelado,são os distúrbios alimentares,amorexia ,bulimia..sofridos pela personagem nos ataques de ansiedade.
Natalie Portman tem uma atuação magistral representando todas as nuances desse subtexto tão rico. Fora o trabalho físico que demandou dela uma preparação e treinamento implacáveis.Mas creio que tudo isso também deve tê-la ajudado a refletir em Nina toda essa dedicação.
Acredito que ela vai abonhar vários premios importantes,começando hoje pelo Globo de Ouro.estou torcendo por ela,que me surpreendeu e me convenceu na sua atuação. A trilha sonora de Clint Mansell também contribuiu muito. Apesar de não se destacar tanto quanto nas suas outras colaborações com Aronofski (e de basicamente ser "Tchaikovsky através de Mansell") a música conseguiu dar o devido suporte emocional a cada cena.
 A cena de sexo entre as personagens de Natalie Portman e Mila Kunis ,me pegou meio de surpresa,já havia lido sobre o assunto,mas achei ''pesada'' para o gabarito das atrizes,apesar de não haver nudez,a temática lesbica do filme  surpreende um pouco os desavisados ,ok que tudo dentro do contexto e muito breve, porém ,isso me fez evitar que minha filha de 12 anos assistisse...Enfim ,e você quer ver um bom filme com grande profundidade emocional e extremamente bem feito em todos os aspectos, pode confiar em Black Swan ,

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...