quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conheça os símbolos dos estúdios de Hollywood

 

 Você conhece a  história dos símbolos dos grandes estúdios de Hollywood?


DreamWorks

A DreamWorks surgiu em 1994, criada por Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen.  Inicialmente, Spielberg pensou na imagem de um homem adulto pescando na Lua – uma imagem arrojada, gerada por computação gráfica. No entanto, um funcionário de Spielberg sugeriu um logotipo pintado à mão e recomendou o amigo Robert Hunt para fazer o trabalho.
Robert não só pintou o logo alternativo como usou a silhueta de seu filho, William. E é ele que pode ser visto nas telonas, pescando na lua.
Aliás, a sigla “SKG” - localizada abaixo do nome “DreamWorks” – é formada pelas iniciais dos fundadores da companhia – Spielberg, Katzenbgerg e Geffen.



MGM


Quem é o leão que aparece rugindo antes dos filmes da Metro-Goldwyn-Mayer?

O nome dele é “Leo” e foi interpretado por 5 leões desde a sua estréia, em 1924. O primeiro se chamava Slats – e não rugia. Slats fez a abertura dos filmes da MGM na época do cinema mudo, entre 1924 e 1928.
O primeiro rugido foi dado por Jackie, em 1928. Apesar de os filmes ainda não possuírem som, um funcionário do cinema ficava responsável por tocar a gravação do rugido assim que o logo aparecesse na tela. Tanner foi o terceiro leão, sucedido por um animal anônimo.
Desde 1957, é a imagem de um leão batizado de Leo que aparece nas aberturas da MGM. O leão aparece rugindo dentro de um arco, onde pode ser lida a inscrição em latim “Ars Gratia Artis” (“A arte pela arte”).



20th Century Fox

O desenho do nome das duas companhias – a 20th Century e a Fox – cercado por holofotes foi criado pelo artista Emil Kosa Jr. Além de criar o logotipo, Emil fez o desenho da Estátua da Liberdade em ruínas que aparece no final do filme (ops!) “Planeta dos Macacos”(1968). O artista também ganhou o Oscar de Efeitos Especiais pela superprodução “Cleópatra” (1964).
A saber: a trilha sonora tocada junto com o logotipo foi composta por Alfred Newman, diretor
musical da United Artists na época.

Paramount



A montanha da Paramount é o logo mais antigo ainda mostrado nas telas de cinema. A  “Montanha
Majestosa” existe desde 1914 e foi esboçada por W.W. Hodkinson, presidente e membro fundador da
Paramount Pictures.
A montanha original foi inspirada pela montanha de Ben Lomond, localizada no estado de Utah.


Mais tarde, a arte original foi substituída por outro desenho, inspirado pelo pico Artesonraju, localizado na Cordilheira dos Andes, no Peru.



O logotipo original era cercado por 24 estrelas – simbolizando as 24 estrelas de cinema contratadas pela companhia na época. O número depois foi reduzido para 22 estrelas.


Warner Bros.


A Warner Bros. foi criada em 1923 por quatro irmãos, imigrantes judeus da Polônia, determinados a
fazer fortuna na América. O logotipo original mostrava um escudo com as iniciais “WB” (“Warner
Brothers” ou “Irmãos Warner”) abaixo de uma foto do estúdio na época.
A foto foi removida e as iniciais “WB” ganharam mais espaço dentro do escudo nos anos 30. Quando os
filmes tornaram-se coloridos, o logotipo foi pintado com um tom de sépia. O escudo foi modificado diversas vezes e a versão atualmente exibida é a 11ª.


Columbia Pictures




“Columbia” é um neologismo inglês, originado do nome do descobridor da América Cristóvão Colombo e é um conhecido símbolo feminino dos Estados Unidos da América.
Criada em 1924, a musa inspiradora  da primeira “Dama da Columbia” é desconhecida – na arte original, ela aparecia com uma bandeira dos EUA , substituída em 1949 por um manto neutro.




A atriz Jane Bartholomew declarou que seu rosto serviu de inspiração para a imagem. Outra queclamou o posto foi a atriz Amelia Bacheler. Nas décadas de 70 e 80, a “Dama da Colúmbia” foi substituída por uma versão estilizada e minimalista.



A imagem atual foi redesenhada em 1993 por Michael J. Deas. A modelo de Deas foi a dona-de-casa Jenny
Joseph, cujo rosto foi redesenhado por meio de computação gráfica.
02 Filmes
Aqui no Brasil, a 02 Filmes – fundada por Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro -,   responsável por produções como “Cidade de Deus”(2002) e “Contra Todos”(2004) – teve seu logotipo criado pelo designer gráfico Cássio Leitão.




Cássio Leitão criou o logotipo em 1991, a partir dos significados nome da produtora: “02″ tanto pode significar “Oxigênio” quanto “Olhar 2″, uma alusão a antiga produtora de televisão “Olhar Eletrônico”, fundada por Meirelles e Paulo Morelli nos anos 80.
De acordo com o pessoal da 02, a escolha do logotipo atual também passou pela idéia de otimismo que ela passa, ao associar o nome com uma imagem de uma pessoa sorrindo.



Fonte: http://guiadoscuriosos.com.br

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...